Artigos sobre: Perguntas frequentes

O que fazer se um cliente baixa o meu e-book e depois pede o reembolso?

O que fazer se um cliente baixa o meu e-book e depois pede o reembolso?


Esse tipo de situação pode acontecer, mas a porcentagem de clientes que age de má fé é muito baixa.


Mesmo adicionando um bloqueio para que o e-book seja lido somente pelo navegador, o aluno ainda poderia baixar a página, tirar prints, etc.


Podemos evitar, mas é impossível prevenir totalmente.


Veja abaixo algumas dicas que vão te ajudar!


  • Disponibilize um bom contato de suporte para o seu produto e responda rapidamente às mensagens.


Normalmente, quando o aluno encontra alguma dificuldade, ele entra em contato antes de pedir o reembolso.

Sanando as dúvidas e mantendo um contato direto vai reduzir muito o número de reembolsos.



  • Precifique seu produto considerando na porcentagem de reembolso.


Leve em consideração que uma porcentagem das suas vendas vai ser reembolsada por desistências (3 a 10%). E uma porcentagem ainda menor vai sofrer chargeback ou alerta de fraude (0.2 a 1%).

Precifique seu produto já pensando nessas possibilidades.



  • Foque nas vendas!


Quanto mais vendas fizer, menos perceberá esse tipo de situação.

Pense grande e foque no que importa: crescer o seu negócio!


Confira o artigo sobre proteção anti pirataria para e-books.

Atualizado em: 25/07/2024

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