Artigos sobre: Financeiro

Em que situações a Kiwify pode fazer um reembolso da minha venda?

Percebemos que muitos compradores tem visitado essa página, que foi feita especificamente para os VENDEDORES da plataforma Kiwify. Se você é um comprador que quer solicitar um reembolso, clique aqui.

Quando a Kiwify pode reembolsar minha venda?



Sempre que o reembolso for solicitado dentro do período de 7 dias da garantia.

Quando há um alerta de potencial chargeback.

Em suspeitas de fraude.

Quando o conteúdo é proibido.

Entenda mais sobre cada uma das situações:

Reembolso solicitado pelo comprador dentro do período de 7 dias da garantia



O Código de Defesa do Consumidor do Brasil estipula que os compradores tem 7 dias para fazer a desistência de uma compra e pedir o reembolso.

Para solicitar reembolso o cliente pode entrar em contato diretamente com o produtor do conteúdo por meio do contato fornecido no email de confirmação da compra.

O comprador pode também solicitar o reembolso diretamente a Kiwify pelo nosso formulário de reembolso.

A equipe da Kiwify poderá fazer o reembolso no prazo de 2 dias úteis após a solicitação, desde que exista saldo na conta do vendedor.

Caso o aluno faça a solicitação ao produtor mas não tenha recebido retorno ou não concorde com os termos do produtor, poderá fazer a solicitação diretamente ao suporte da Kiwify (pelo formulário do link acima), desde que esteja dentro do prazo de 7 dias.

Alerta de potencial chargeback



Um chargeback ocorre quando um cliente contata o banco e diz não reconhecer uma compra no cartão de crédito.

Isso é diferente de um reembolso, pois o chargeback é iniciado pelo banco, como se fosse um "reembolso forçado".

Existe um limite de 1.5% de chargebacks, que se ultrapassado pode gerar multas e até descredenciamento nas operadores de cartão de crédito. Portanto é muito melhor fazer um reembolso do que levar um chargeback.

Com intuito de evitar chargebacks, alguns bancos e bandeiras de cartão tem um sistema de alerta de chargeback.
Nesse caso a Kiwify recebe um alerta falando que uma venda tem mais de 99% de chance de virar um chargeback, e deve ser reembolsada para evitar um aumento na taxa de chargeback.

Quando recebemos esse alerta, automaticamente fazemos o reembolso da venda, pois é praticamente garantido que ela se tornaria um chargeback.

Não se preocupe, esses casos são raros, geralmente entre 0.1% e 0.3% das suas vendas.

Suspeita de fraude



As vezes o seu produto digital pode ser alvo de fraudes, que causam chargebacks 2-4 semanas após a venda.

Geralmente os fraudadores compram o seu produto digital com um cartão de crédito clonado, para depois piratear e vender na internet. Portanto é do seu interesse evitar esses fraudadores.

Se o nosso sistema perceber que uma ou mais vendas tem alta chance de serem fraudulentas (mais de 95% de risco), nós também fazemos o cancelamento e reembolso automático.

Por exemplo, não é normal um comprador utilizar 10 cartões de crédito diferentes para tentar comprar o seu produto, ou tentar fazer várias compras repetidas. Nesses casos as vendas seriam canceladas e reembolsadas.

É normal ter fraudes quando você vende produtos digitais, mas geralmente não deve passar de 0.5% das suas vendas

Conteúdo proibido



Reservamos o direito de reembolsar as vendas de conteúdo proibido, conforme os nossos termos de uso.

Por exemplo, se você vender conteúdo pirateado, material pornográfico, ou qualquer coisa ilegal, as suas vendas serão reembolsadas e a conta bloqueada.

Considerações finais



Entendemos que é frustrante ter que cancelar e reembolsar uma venda, ou levar um chargeback.

Infelizmente isso é algo normal quando você vende na internet. A grande vantagem de vender um produto digital é que você não tem custo de envio de produto (diferente de um e-commerce para produtos físicos, que teria prejuízo na venda).

Recomendamos que você precifique o seu produto já levando em consideração que uma % das suas vendas vai ser reembolsada por desistências (3 a 10%), e uma % ainda menor vai sofrer chargeback ou alerta de fraude (0.2 a 1%).

Dessa forma você foca no que é importante: Crescer o seu negócio e vender mais!

Atualizado em: 10/08/2023

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!