> ## Knowledge Base Index
> Fetch the complete knowledge base index at: https://ajuda.kiwify.com.br/sitemap.xml
> Use this file to discover available pages before exploring further.
> Pure-Markdown content can be obtained by appending a '.md' suffix to the content URLs listed in the sitemap (without the trailing slash).

# Como configurar um certificado


# Como configurar um certificado

Você pode disponibilizar um certificado de conclusão do curso e personalizar ele da maneira que você desejar. O certificado está disponível para os produtos que possuem área de membros como entrega do conteúdo.

O certificado fica disponível na área de membros para que o aluno faça o download e essa opção aparecerá automaticamente assim que ele finalizar todo o curso. 

# Primeiro você precisará __ativar seu certificado__

Dentro da Área de Membros clique em Configurações no mini menu superior:

![Role para o final da página:](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/bceda219e6714000/image_vdrue9.png)
![Salve as alterações](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/bceda219e6714000/image_o3wprv.png)

### Como habilitar o certificado na nova área de membros

Na nova área de membros, a opção para ativar e configurar o seu certificado pode ser diferente de acordo com a versão que você está utilizando. 

Caso esteja utilizando a versão **Lite**, o caminho segue o mesmo que te mostramos acima! Mas, se você optou pela versão **Completa** o caminho será um pouco diferente, veja:

1. Clique na aba "Cursos", localize o produto que deseja ativar o Certificado, clique nos três pontinhos e então em "Configurações".
2. Em seguida, irá abrir uma janela do lado esquerdo da sua tela, desça até o final e ative a opção "Ativar certificado de conclusão do curso". Você também poderá editar seu Certificado nessa mesma tela.

![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/bceda219e6714000/certificado_vbfhos.gif)

|| Para que os certificados não sejam mais enviados, basta você desativar essa opção a qualquer momento.

### Agora configure seu certificado

Agora que está ativado, uma nova Aba foi liberada no seu menu superior. Clique nele para configurar: 

![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/bceda219e6714000/image_14tzavk.png)
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/bceda219e6714000/image_3kwzcu.png)

Para facilitar, o nosso sistema recolhe automaticamente as informações descritas e coloca no certificado para o download:

* {NOME\_ALUNO}: O nome completo do aluno
* {CURSO}: Nome do curso/produto
* {DATA\_FINAL}: Data que o curso foi finalizado
* {INSTRUTOR}: Nome do expert/produtor ( [Você pode alterar o nome conforme o necessário.](https://ajuda.kiwify.com.br/pt-br/article/como-alterar-o-nome-do-vendedor-no-e-mail-de-acesso-1gecsvq/))
* (CPF\_ALUNO): O CPF do aluno

|| Se o aluno não possuir CPF, a informação não será apresentada

### Você também pode personalizar:

* A cor da fonte
* Adicionar imagens e caixas de texto
* Alterar a imagem de fundo do certificado
* Incluir o verso do certificado
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/b/c/e/d/bceda219e6714000/image_clfw8.png =874xauto)

### Você pode reposicionar as tags da maneira que preferir e também adicionar a tag "Turma" do aluno:

![Agora posicione onde você preferir](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/bceda219e6714000/image_1ixgmdz.png)
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/bceda219e6714000/image_1m5b8n0.png)

| Você pode pré-visualizar o seu certificado á qualquer momento clicando no botão no topo ou no final da página.

### Exemplo prático:

* Alteramos a disposição das tags, adicionamos a tag turma e criamos o verso:

![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/b/c/e/d/bceda219e6714000/image_11zmx1d.png =580xauto)![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/b/c/e/d/bceda219e6714000/image_1w4j7wg.png =584xauto)
Ao incluir um verso, quando o aluno baixar o PDF do certificado, ele virá com duas páginas, ao invés de uma.


### Como o aluno visualizará o certificado?
Ao concluir o curso, o aviso para baixar o certificado de conclusão aparecerá no modal de informações do curso:

![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/bceda219e6714000/image_6zvz4q.png =460x500)

O certificado também aparece no menu lateral, na visualização de aulas:

![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/bceda219e6714000/image_1q8u3rj.png =965x600)